sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O excelente comentário sobre o aracnídeo preconceituoso

MANDA ME PRENDER, ARANHA

O goleiro do Santos perdeu mais uma bela chance de ficar calado. É a vítima que não está preocupada em resolver a situação: prefere ver o circo pegar fogo. Transforma uma onda em um tsunami e, na ânsia pelo holofote, maximiza cada vez mais seu papel de vítima.

Aranha estava completamente certo quando chamou a atenção da arbitragem naquele fatídico jogo na Arena do Grêmio. Creio que estava coberto de razão até mesmo quando buscou seus direitos na justiça. Não o condeno por nada. Meia dúzia de torcedores errou - e errou feio - naquela partida. Ele fez o que tinha que ser feito, tanto no jogo quanto fora das 4 linhas.

Mas foi além. Se jogou aos microfones. Vomitou preconceitos e baboseiras em suas mega-aparições midiáticas. Chegou a dizer, enquanto falava dos gaúchos, que "precisava ser melhor que aquele povo". Pelo ato infeliz de quatro ou cinco pessoas, o goleiro santista generalizou e classificou um Estado inteiro como racista. Não podia julgar nem a Patrícia, pois essa competência é da justiça brasileira. Mas aplicou seu julgamento ao Rio Grande do Sul inteiro.

Quem é o Aranha para falar de um povo que lutou para defender as fronteiras do Brasil e só faz parte desse país porque quis? Quem é o Aranha pra falar desse ou de qualquer outro povo? Professor de história? Diretor da ONU? Quem és tu, Aranha? Te enxerga. Sofrer injúria é lamentável. Mas não te dá alvará pra sair papagaiando qualquer baboseira para o Brasil inteiro. Estás sendo tão ou mais irresponsável que a menina que te desrespeitou.

E aí, obviamente, a gauchada implicou de vez com o goleiro. Sobretudo os gremistas. No jogo de ontem a vaia comeu solta. Além da birra inevitável, era uma forma de desestabilizá-lo e, quem sabe, tirar vantagem futebolística disso. O fato é que ele encostava na bola e a Arena rugia em vaias. Apenas vaias. Nada de macaquices e afins.

Fim de jogo. E lá foi a Aranha venenosa rumo aos aos microfones de novo. Reclamou das vaias. Um repórter, quase incrédulo, o questiona: "que tipo de recepção esperava encontrar aqui?" Só faltou perguntar se esperava homenagens e festa com show pirotécnico. Respondeu que esperava outra coisa. "Achei que o ato da menina tinha sido isolado e a maioria da torcida gremista discordava, mas pelo visto concordam".

Opa, generalizou de novo. Interpretou errado ou se fez de bobo pra polemizar mais? A vaia rolou porque tu és um boçal. Rolou pelas palavras preconceituosas que proferiste na tentativa de combater o preconceito. E, é claro, porque defendia outro time na Arena DO GRÊMIO. Faz parte do futebol. Ninguém vaiou porque concordava com a Patrícia Moreira ou com a Dilma ou com o Obama.

Ele condena a fogueira criada pela menina, mas não traz o extintor de incêndio. Quando chamado, traz lenha. Se faz de vítima e joga querosene nessa fogueira. Pra depois dizer: "olha só como esse fogo tá alto! Mimimi".

Se jogou pateticamente no chão duas vezes durante o jogo, simulando "colisões fortes" dos adversários gremistas. Árbitro podia ter aplicado amarelo nos dois lances, mas é fraquinho e se omitiu. Essa atitude não me pareceu catimba típica de um jogo normal. Foi pra irritar. Irritar sobretudo o torcedor. Provocar. Mostrar que é malandro. Talvez instigar novos xingamentos. Talvez ganhar mais alguns minutos no Fantástico.

Tua conduta é deplorável, Aranha. Tu, de fato, era a vítima da história. E cá estou, criticando a vítima. Perdeste a razão numa curva qualquer. Começou bem: dono da situação e da razão. Quis ir além. Concluir, julgar, CAUSAR. Lamentável. Com isso tu não ajuda em nada a importante causa dos negros no país. Não ajuda a combater preconceito com ódio, veneno e provocação. A oportunidade era boa, mas fica difícil simpatizar com um boçal.

Futebol é uma "terra de ninguém" onde muitos absurdos e injustiças acontecem, concordo. Mas às vezes também há um pouco de bom senso. E, entre eles, via de regra personalidades boçais são vaiadas nos estádios do mundo inteiro. Democraticamente vaiadas, sejam negras, brancas, orientais ou o que forem. Ninguém vaiou tua cor. Muitos negros ao meu lado, inclusive, te vaiaram. Vaiaram tua pessoa. Tua conduta.

Aliás, eu te vaiei. Quero que tu prove que o fiz porque concordo com a Patrícia. Prova e manda me prender. Estou aqui, com foto e nome, admitindo que te vaiei. Ou tu prova, ou o injuriador da vez é tu.

@lucasvon.
 
 

3 comentários:

Anônimo disse...

Gremistas fazendo gremisse. Tem q expulsar essa merda de time racista de qualquer campeonato até ele desaparecer de vez. O Jornal Nacional ontem mostrou a merda q vcs são. Nem fazer gol no Santos vcs conseguem

Amaral Tricolor disse...

O que uma coisa tem a ver com a outra?

Anônimo disse...

pena de ti...