quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Aranha se precipitou um pouco em querer brigar", diz Pelé

Ex-jogador fez ressalvas em relação a exclusão do Grêmio na Copa do Brasil
 Para Rei do futebol, embate com a torcida e pedir para parar o jogo não resolve<br /><b>Crédito: </b> Vanderlei Almeida / AFP / CP
O ex-jogador Pelé afirmou nesta quarta que não agiria como o goleiro Aranha, do Santos, que, ao ser alvo de injúrias raciais por parte da torcida do Grêmio, revidou com ofensas e queria interromper a partida pela Copa do Brasil. 

"O Aranha se precipitou um pouco em querer brigar com a torcida. Se eu fosse parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todo jogo teria que parar. O torcedor, dentro de sua animosidade, ele grita. Acho que temos que coibir o racismo, mas não é em um lugar público que vai coibir. O Santos tinha Doval, Mengálvio, Pelé... Só o Pepe era branco. Iríamos jogar na Bahia, no interior, e nos xingavam de tudo quanto é nome. Quanto mais atenção der para isso, mais vai aguçar. Tem que coibir o racismo. Com pobre, há discriminação também", disse Pelé, que participou de um evento no Rio de Janeiro.

O Rei do futebol ainda fez ressalvas sobre a forma de punição aos clubes pelos casos de injúrias raciais e ofensas vindas das arquibancadas. O Grêmio, por exemplo, foi excluído da Copa do Brasil em uma decisão, que cabe recurso, do STJD.

"Acho que o futebol tem que tomar cuidado em respeito a essas ações. Imagina eu, sendo Santos, meter a camisa do Corinthians e gritar um monte de coisa, racismo, para prejudicar o Corinthians",  completou Pelé.

Nenhum comentário: