quinta-feira, 3 de julho de 2014

Irmão de R171 será intimado a explicar conversa com cambista preso


Roberto de Assis Moreira teve conversa grampeada pela polícia, segundo informa jornal




Irmão de Ronaldinho Gaúcho, o empresário Roberto Assis será intimado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para explicar a conversa telefônica que teve com o cambista preso Mohamadou Lamine Fofana. Conforme apresentou o jornal O Dia, Assis procurou Lamine em busca de ingressos da Copa do Mundo.
Lamine era o principal nome de um grupo criminoso que movimentou mais de R$ 200 milhões em comercialização de ingressos para o Mundial.
Assis está na China com o irmão. Ele será intimado judicialmente assim que retornar ao Brasil. Promotor do caso, Marcos Kac informa que Assis, a princípio, não cometeu crime.
"É importante frisar que pela investigação preliminar, ele [Assis] não cometeu crime, porque sua intenção era comprar ingressos. O crime de cambismo é voltado a quem vende, e não a quem compra. Mas a investigação não terminou. Portanto, ele será intimado para que informe exatamente o que aconteceu", informou o promotor ao UOL Esporte.  
A conversa de Assis com o francês Mohamadou Lamine Fofana, de 57 anos, foi grampeada pela polícia.
Assis procurou Lamine em busca de ingressos categoria 3 para o Mundial. Em conversa por telefone, Lamine disse que não tinha bilhetes para os setores pretendidos por Assis, afirmando possuir ingressos VIPs.
Lamine acrescenta que dois amigos de Assis já o haviam procurado em busca de ingressos para a Copa.
O UOL Esporte entrou em contato com Roberto Assis nesta quarta-feira, mas ele não retornou ao chamado.
Os passos do francês estavam sendo monitorados pela 9ª Promotoria de Investigação Penal (PIP), do Rio de Janeiro. Lamine mora em Dubai e tem escritório na Suíça. O cambista está preso provisoriamente (5 dias) no presídio em Água Santa, Rio de Janeiro.
Os bilhetes em posse de Lamine seriam cortesias da Fifa e deveriam ser repassados a familiares de comissão técnica, patrocinadores e ONGs. A polícia acredita que funcionários da Fifa também estão envolvido na máfia.
O Ministério Público do Rio de Janeiro participou na terça da operação batizada de Jules Rimet, que resultou na prisão de 11 pessoas e fechamento de três empresas de turismo. Entre os presos está José Massih, ex-empresário do jogador Elano.
Os presos são acusados de cambismo, associação criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo a venda ilegal de ingressos para jogos da Copa do Mundo. 

Trecho de gravação publicado pelo O Dia
Assis : Meus amigos te ligaram. Você não tinha mais ingressos?
Lamine: Dois amigos seus me ligaram e tivemos um pequeno problema. Ele me ligou e 15 dias depois achou que o ingresso era o mesmo. E eu não sou cambista.
Assis: Risos. Claro! Ele me perguntou e eu disse: 'Escuta, eu tenho um amigo que tem seu preço, sua maneira, ... Fala com ele porque eu também não sou cambista. Risos.
Lamine: Eu tenho vip. Tenho muitos vips. Não tenho categoria 3 (...) Onde você está, no Rio?
Assis: Não, ... Porto Alegre.
Lamine: E quando você vem ao Rio?
Assis: Escuta, estou indo para a China 

Nenhum comentário: