sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Inter anexa documento da Fifa, mas CBF reforça: "Não há irregularidade". Foram só pagar mais um mico no RJ...


Entidade internacional cobrou uso de TMS em parecer de maio. Dirigente da CBF lembra que casos do tipo são comuns: "No máximo causaria multa ao time no México"

Entre as reuniões e análises de documentos para entrar com notícia de infração contra o Vitória, por suposta irregularidade no caso Victor Ramos, o Internacional vai levar carta da Fifa de 24 de maio deste ano endereçada ao diretor de registros e transferências da CBF. No parecer, a entidade máxima do futebol mundial dizia que o uso do TMS (sistema de transferências da Fifa) é obrigatório em transações internacionais. O departamento jurídico do Internacional analisa o caso e prepara o texto para dar entrada no STJD, o que só deve acontecer na segunda-feira.
- Não tem nada irregular. Se existe irregularidade na transferência internacional quem tem que julgar é a Fifa. No Brasil não tem nada errado. O Vitória não fez nada errado - disse Reinaldo Buzzoni, diretor de registro e transferência da CBF.

O Internacional quer voltar à Fifa, onde existe um processo em aberto ainda do Campeonato Baiano, e também pode acionar a Justiça Comum indo adiante no caso que começou com ações no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia - com o Flamengo de Guanambi e o Bahia - e que já foi arquivado e desarquivado pelo STJD. 

A CBF reforça que não há irregularidade no registro de Victor Ramos. Buzzoni reconhece que o procedimento não foi o correto, mas afirma a irregularidade existiria pela falta do ITC (o certificado internacional de transferência), o que não aconteceu. Para ele, o STJD não deve nem aceitar a denúncia do Internacional. 
- No máximo a Fifa poderia multar o México - diz Buzzoni. Leia a entrevista completa abaixo.

Internacional em silêncio: O corpo jurídico do Colorado segue na cidade do Rio. Eles analisam documentações, pareceres e todo o caso que envolveu o Vitória, o Flamengo de Guanambi, o Bahia, a CBF e o STJD desde o início do ano.O GloboEsporte.com tentou ouvir os advogados do clube, que, no momento, preferiram não falar. 

Relembre o caso: A suposta irregularidade decorreria da transferência do defensor para o Vitória após o término de seu empréstimo ao Palmeiras, clube no qual atuou em 2015. Ramos tem seus direitos ligados ao Monterrey, do México. Ocorre que o atleta estava registrado no TMS (Transfer Matching System) da Fifa como jogador do Palmeiras, com contrato ativo com o clube paulista. Tal transação teria sido feita sem seguir os passos recomendados pela entidade numa negociação internacional. 

O documento da Fifa, enviado em maio, dizia que "o uso do TMS é um passo obrigatório para todas as transferência internacionais de jogadores profissionais masculinos para dar maior transparência às transações individuais". O texto da entidade internacional, no entanto, lembra que "o ITC não foi pedido por e entregue para a Federação Mexicana de Futebol".
Vitória reafirma regularidade: Em nota enviada ao GloboEsporte.com na quarta-feira, o diretor executivo do Vitória, Anderson Barros, mantém a mesma posição adotada meses atrás. Nega qualquer irregularidade. 

– O Vitória já comprovou que não há qualquer irregularidade. Não cabe mais nos dias de hoje esse tipo de movimentação, o futebol não merece mais isso. Mas caso eles façam essa movimentação, todas as justificativas legais já foram feitas – disse. 

Confira a entrevista com o diretor de registro e transferência da CBF:
O documento da Fifa fala em "medidas que não foram tomadas" na transferência do Victor Ramos para o Vitória - pois não passou pelo "passo obrigatório" do uso do TMS, como descreve o texto do dirigente da Fifa. Isto não caracteriza erro no procedimento?

Reinaldo Buzzoni: O documento do Omar (dirigente da Fifa) diz que a transferência é nacional. O ITC (certificado de transferência internacional) não ficou no Brasil? O que caracteriza um jogador estar irregular numa transferência internacional? Não é quando não o TMS, é quando não tem o ITC. A transferência do jogador não foi feita pelo Palmeiras e ele estava regular no Palmeiras? Ele não voltou para o México. Então, o ITC dele continuou no Brasil. O México não fez o pedido do retorno do ITC. Porque motivo não fez é problema do México, não é nosso. O México autorizou ele ficar no Brasil. Tem documento autorizado pelo time mexicano autorizando ele a ficar no Brasil. Não tem nada irregular. Se existe irregularidade na transferência internacional quem tem que julgar é a Fifa. No Brasil não tem nada errado. O Vitória não fez nada errado. 

Mas a Fifa não julgou ainda o caso. Não pode haver outro entendimento?

A Fifa nem vai julgar. Não vai nem abrir procedimento contra isso. Isso acontece várias vezes. Os clubes esquecem de pedir, deixa fechar a janela. O ITC de volta. Isso acontece várias vezes, em todas as janelas. O cara alegar agora que isso é uma irregularidade na 37ª rodada? Por que não fez isso no começo? É a coisa mais ridícula um clube tentar entrar no STJD dessa forma. 

Você falou com o Internacional. Eles desistiram de entrar com a notícia de infração?  

Não sei, eu falei para eles, porque conheço o pessoal do Inter, "se vocês entrarem vão perder, porque isso acontece normalmente." É um procedimento que não fizeram, que seria o correto, do TMS. Só que não tem nada irregular quanto a isso. O ITC está no Brasil. O clube autorizou ele a ficar aqui. Não tem nada irregular na questão. Ele jogou 28 rodadas e agora porque tem risco de rebaixamento vai entrar com essa questão agora? O STJD já falou desse processo no caso do Bahia. A questão é que o Bahia entrou lá atrás, mas era outro caso. Falava da data limite de registrar jogador vindo do exterior. O Victor Ramos foi registrado dois dias depois dessa data. E o Bahia alegava que ele era irregular, não porque não tinha TMS, mas porque era jogador vindo do exterior. Aí nós justificamos, fiz a carta dizendo que o jogador estava no Brasil, dizendo que ele não retornou porque o clube do México não pediu o retorno. Por que o México não pediu é problema do México, não é nosso. E o jogador continuou no Brasil.

Você comentou que o procedimento correto não foi obedecido...

Mas não causa irregularidade. O que poderia acontecer é a Fifa dar multa no México por não ter feito o retorno. Somente isso. Não é irregular. Isso acontece inúmeras vezes. Não tem fundamento nenhum. Se a Fifa abrir procedimento vai abrir contra o México por não ter feito o pedido. Eles (Internacional) podem usar, mas não vão conseguir. Não sou eu que julgo, evidentemente, mas não sei nem se o tribunal vai acatar a denúncia. Não acredito. Processo que já foi analisado, já foi arquivado... 

Um comentário:

Anônimo disse...

o inter ta envergonhando seus torcedores