quinta-feira, 30 de julho de 2015

Como deverá ser a nova Copa SUL-MINAS 2016



Após 13 anos da última edição, a Copa Sul Minas deve ser a novidade no futebol brasileiro na temporada 2016. Está sendo discutidos já a algumas semanas o retorno da competição que surgiu no ano 2000, mas que acabou apenas dois anos depois.

Como funcionará: A nova Copa Sul Minas terá características semelhantes que a sua antecessora, com equipes dos Estados do Sul e de Minas, além de duas equipes do Rio de Janeiro. As reuniões para o retorno do torneio já em 2016 já
vem ocorrendo e as bases da Copa, a fórmula de disputa e os participantes já estão sendo definidos.

Período de disputa: A competição será disputada no primeiro semestre do ano entre os meses de janeiro e abril mas sem interferir nos estaduais. Obviamente as datas dos estaduais e das copas ficarão próximas mas a tabela da Sul Minas será ajeitada de uma forma que não haja jogos da Copa Sul Minas quando os estaduais estiverem em suas fases decisivas.

Forma de disputa: O torneio terá 14 times divididos em 2 grupos com 7 equipes em cada, onde todos se enfrentam e os 4 melhores de cada grupo avançam para uma próxima fase que será disputada em forma de mata mata, sendo decidida a Copa em uma única partida em um local possivelmente neutro e já determinado antes mesmo do inicio da disputa.

Clubes participantes: A nova Copa Sul Minas vai contar com 14 equipes, 3 clubes de cada estado do Sul e de Minas, que entrariam na Copa de acordo com seu posicionamento no ranking da CBF (Atlético-MG e Cruzeiro por Minas, Atlético-PR e Coritiba pelo Paraná, Avaí e Figueirense por Santa Catarina e Internacional e Grêmio pelo RS) e o outro entraria por sua colocação no último campeonato estadual (Caldense por MG, Operário pelo PR Joinville por SC Brasil-Pel pelo RS ), fechando assim um total de 14 equipes com Flamengo e Fluminense entrando como convidados para disputarem o torneio.

Premiação ao campeão: Além de uma premiação em dinheiro, os clubes tentam com a CBF um acordo para o campeão da Copa Sul Minas ganhar uma vaga direta na Copa Sul Americana do mesmo ano (assim como ocorre com a Copa Nordeste atualmente).

Transmissão: A transmissão dos jogos da Sul Minas já tem Globo, Band e Record interessadas em cobrir o torneio e as negociações devem seguir nas próximas reuniões.

Um comentário:

Mike BH360 disse...

Tenho certeza que será muito melhor que os Estaduais, pois estes campeonatos regionais não ajudam em nada na preparação para as principais competições do nacionais e este Campeonato viria para ajudar até os clubes a sair do vermelho logo no início do ano pois quem não quer assistir Atlético-MG x Flamengo ou Cruzeiro x Internacional, Grêmio x Fluminense e etc logo no inicio do ano.