quarta-feira, 2 de abril de 2014

Íntegra do contrato entre Inter e Fifa para o Beira-Rio receber a Copa do Mundo

Acerto permite à entidade instalar estruturas temporárias e cobrar do clube após o Mundial

Documentos firmados entre Inter e Fifa estabelecem o clube como responsável por entregar o Beira-Rio (e seu entorno) e disponibilizar toda a operação durante os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Entre as obrigações estão o fornecimento de água e luz, limpeza e obras ou instalações pedidas pela entidade. Um dos itens prevê que Fifa e Comitê Organizador Local (COL) podem assumir eventuais custos, como o das estruturas temporárias, exigindo do clube ressarcimento posterior — hipótese que a entidade negou em reuniões com autoridades locais responsáveis pelo Mundial.
Zero Hora teve acesso ao Stadium Agreement, documento que estabelece o acordo entre as partes e a um aditivo, ambos assinados pelo então presidente do clube, Vitorio Piffero, e por Jérôme Valcke. Os contratos foram obtidos junto ao Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Lei de Acesso à Informação.
Veja alguns dos pontos principais dos contratos
Seguro contra tudo
O Inter terá seguro no estádio contra qualquer perda ou dano, incluindo desastres naturais. Também terá seguro contra morte ou ferimentos no estádio, que devem incluir a Fifa, o COL, pessoas relacionados a ele e torcedores. O limite mínimo de cobertura é de 75 milhões de francos suíços, ou cerca de US$ 84 milhões.
Energia elétrica, limpeza e móveis
O Inter é responsável por limpar e retirar o lixo do estádio, antes, durante e depois da competição. Também deve fornecer energia elétrica, incluindo backup, para estruturas de TV, hospitalidade e unidades móveis de transmissão. Além de móveis e equipamentos indicados pela Fifa.
Mudanças e investimentos
O clube é responsável pelas conexões de acesso à internet e concorda em realizar qualquer modificação para atender aos requerimentos da Fifa. O Inter deve assegurar pelo menos oito bilheterias perto da área de acesso, além de um sistema eletrônico para checar a validade dos ingressos e das credenciais. O contrato dá permissão à Fifa para instalar estruturas para patrocinadores e mídia, que podem ser vendidas, depois ao Inter.
Operação do estádio
O Inter opera, arcando com os custos, o estádio durante a Copa, de acordo com requerimentos da Fifa. Concorda em fornecer ferramentas como empilhadeiras e contratar funcionários para as demandas da entidade. Garante que as instalações sejam operadas e mantidas pela sua equipe. Além disso, responsabiliza-se por organizar e manter as áreas de estacionamento, incluindo estruturas temporárias, como banheiros.
Fifa pode cobrar depois
No contrato, está previsto que, se o clube não fornecer algum equipamento considerado necessário pela Fifa, a entidade pode montar a estrutura e depois cobrar do Inter. Caso haja discussão, o documento prevê que seja resolvida na Câmara de Comércio Suíça, em Zurique.
Uma colher-de-chá
Na cláusula 13, do aditivo, uma boa notícia ao Inter em um contrato cheio de obrigações: a Fifa se compromete a dar ao clube ingressos para os jogos da Copa. Porém, decide sozinha o número e a localização dos assentos.

Confira, abaixo, a íntegra do contrato (ou clique aqui para ler o documento):



Confira, abaixo, a íntegra do aditivo (ou clique aqui para ler o documento):

Nenhum comentário: