terça-feira, 4 de agosto de 2015

Novo museu do Grêmio será inaugurado em setembro

Conheça o novo museu do Grêmio, que será inaugurado em setembro Divulgação/Grêmio

Com 1,5 mil m², espaço será reaberto três anos após fechar no Olímpico

O Grêmio tem um encontro marcado com sua história em setembro. Como parte da celebração do aniversário de 112 anos, o memorial Hermínio Bittencourt, que fechou em dezembro de 2012 no Olímpico, será reinaugurado quase três anos depois na Arena. Num espaço de 1,5 mil m², taças e uniformes vão se misturar com projeções de vídeos interativos das conquistas do clube. 

Inicialmente, só a fase 1 do projeto, o primeiro piso, que terá 875m² de área, será aberto para visitação dos torcedores. Depois, será finalizado o segundo andar, de 630m². Ao todo, o museu terá quase o dobro do espaço de 765m² que ocupava no Olímpico.


Uma das exposições, inclusive, contará a história do "velho casarão" da Azenha. Outra homenageará a Baixada, primeira casa do clube no Moinhos de Vento, ao lado do que hoje é o Parcão. Em outra vitrina, será possível ver a evolução dos uniformes do Grêmio ao longo do tempo. A galeria de troféus, com o Mundial 1983 e as Libertadores 1983 e 1995 como estrelas, terá lugar privilegiado. E uma sala com projeções interativas de vídeos promete emocionar os torcedores. 

Ao todo, o Grêmio investiu R$ 700 mil no projeto, assinado pelas empresas Museums & Expos (Inglaterra) e Muse do Brasil. O novo Hermínio Bittencourt ficará ao lado do lobby oeste da Arena, próximo à loja GrêmioMania. Logo à frente, na esplanada, será construída uma praça que abrigará a nova calçada da fama. 

Segundo o vice-presidente Marcos Herrmann, o espaço será cercado para evitar o trânsito de pessoas e veículos. Tudo para conservar as pegadas dos ídolos do clube, já desgastadas pela ação do tempo. Além disso, o local terá uma homenagem a um dos heróis na conquista da Libertadores 1995.

— Colocaremos uma das goleiras do Olímpico ali, com a representação do gol do Jardel no jogo de ida da final contra o Nacional-COL — conta Herrmann.


Com a inauguração do museu, projeta-se que o tour da Arena, que hoje atrai 4 mil visitantes por mês ao estádio, ganhará nova vida. Até setembro, um café e uma filial da Hamburgueria 1903 vão operar na esplanada. Para o presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Peña, o memorial será importante para consolidar o estádio como um dos principais pontos turísticos da Capital.

— Além de conhecer a Arena, o torcedor entrará em contato com a história do clube, o que tornará mais atraente o passeio — comenta Peña.

A estrutura
1,5 mil m² de área total
2 andares
R$ 700 mil de custo
Inaugura em setembro

Exposições
Uniformes históricos
Galeria de troféus
Da Baixada à Arena
Olímpico imortal
Projeções de vídeos
Sala de interatividade

Nenhum comentário: