terça-feira, 25 de novembro de 2014

Grêmio muda tom e cogita aproveitar Kleber e Marcelo Moreno em 2015

Dupla de ataque que custou R$ 15 milhões ao final de 2011 está emprestada e pode retornar em 2015, sem antes superar episódios de desgaste.

Kleber e Moreno comemoram gol pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio) 
Kleber e Moreno comemoram gol pelo Grêmio em 2012

 O Grêmio quer colocar em prática a velha máxima de que não há nada que uma boa conversa não possa resolver. Assim, mantém as portas abertas abertas à dupla de ataque contratada a peso de ouro para a temporada de 2012 e que, na prática, não deu totalmente certo e precisou ser repassada a outros clubes. Kleber Gladiador e Marcelo Moreno, cujas contratações custaram R$ 15 milhões, ainda podem jogar no Tricolor em 2015.
Quem garante é o presidente eleito para o próximo biênio, Romildo Bolzan Júnior. De acordo com o futuro mandatário, Kleber e Moreno serão reavaliados assim como os demais atletas que devem voltar de empréstimo ao final do ano - o Gladiador tem contrato com o Vasco até a metade de 2015, mas ainda poderia retornar antes do prazo.
- São patrimônios do clube, faremos uma avaliação sobre isso. A questão está aberta. O Grêmio tem que deixar a porta aberta - afirmou Bolzan, ao GloboEsporte.com.
Kleber foi contratado por empréstimo pelo Vasco em junho, após um primeiro semestre apagado no Grêmio. Em 2013, teve bons momentos com Renato Gaúcho, mas encerrou a temporada em baixa, com um jejum de gols iniciado em 7 de setembro daquele ano. Soma-se a isso um passado ainda mais remoto, de briga declarada com Felipão, nos tempos de Palmeiras.
Moreno tem contrato até o fim de 2016 com o Grêmio, que o comprou a peso de ouro do futebol ucraniano no final de 2011. Apresentado com pompa no Olímpico, viveu um 2012 irregular. Mesmo assim, terminou como artilheiro do time, com 22 gols.  Deixou o clube início de 2013, primeiramente emprestado para o Flamengo. Na ocasião, criou polêmica ao desafiar os atacantes que ficaram no clube a marcar 22 gols na temporada - mesma quantidade que fizera no ano anterior.

Agora, neste ano, foi emprestado ao Cruzeiro, clube pelo qual conseguira destaque anos atrás. A mais nova polêmica com o boliviano se deu após declarações do diretor Duda Kroeff, que sugeriu ao Cruzeiro que comprasse o atacante. O jogador respondeu com nota oficial, afirmando que espera mesmo permanecer em Minas Gerais.
- Foi uma avaliação, que não partiu de uma exclusão, mas de um contexto geral. Temos que ter bom senso e não podemos desprezar ativos - argumentou Bolzan, em defesa a Kroeff, em entrevista mais cedo, à Rádio Gre-Nal. - Isso é uma questão de relações humanas que temos de ajustar. Temos de ter bom senso. Se o bom senso indicar a permanência, eles permanecerão. Se não der, podemos negociar. Nenhuma hipótese está descartada. Não podemos criar uma situação de desprestígio, são grandes jogadores. Podem, sim, ser reavaliados e voltar para o clube. Ninguém joga grandes jogadores pela janela. Ninguém é capaz de ser absolutamente  indiferente a essas questões, mas também não se pode ser indisposto a vida inteira.
Além de Moreno, o Grêmio tem um batalhão de mais 16 nomes que voltarão de empréstimo em janeiro de 2015 e terão que ser avaliados pela nova direção. A tentativa de fazer o Cruzeiro adquirir em definitivo os direitos econômicos do boliviano faz mais sentido se for tomada como parâmetro a situação financeira do Tricolor.

Os próprios dirigentes admitem que, dada as dificuldades nos cofres, os reforços para a próxima temporada serão pouco ousados. Uma esperança é a classificação à Libertadores - por ora, o Grêmio é sexto colocado no Brasileirão e, no domingo, visita o Bahia.

Nenhum comentário: