quinta-feira, 6 de março de 2014

Falha no projeto do novo Beira-Rio faz Inter rever espaço para cadeirantes

Previsão é de que, dentro de 20 dias, o anel superior esteja apto a receber pessoas com deficiência

Falha no projeto do novo Beira-Rio faz Inter rever espaço para cadeirantes Diego Vara/

Ao deixar cadeirantes, obesos e cegos expostos à chuva e impossibilitados de acessar boa parte do estádio, uma falha no projeto do novo Beira-Rio terá de ser corrigida às pressas.
É com algum constrangimento que dirigentes do Inter reconhecem a necessidade das obras que começam nesta quinta nas arquibancadas do Gigante. A previsão é de que, dentro de 20 dias, o anel superior do estádio esteja apto a receber pessoas com deficiência.
Atualmente, apenas dois setores de arquibancadas são adaptados, ambos no primeiro nível - e ambos situados no local mais descoberto do estádio, sem qualquer proteção contra sol ou chuva. Para piorar, cadeirantes e líderes de entidades como a RS Paradesporto sentiram-se excluídos das demais áreas do Beira-Rio, denunciando uma forma de discriminação. Conforme a legislação nacional de acessibilidade, os espaços para pessoas com deficiência devem estar "distribuídos pelo recinto em locais diversos", e nunca em áreas apartadas do restante do público.
Acionado por um grupo de cadeirantes colorados, o Ministério Público exigiu providências do Inter. As obras que se iniciam nesta quinta foram previstas em um termo de ajustamento de conduta que será assinado na próxima segunda-feira pelo presidente Giovanni Luigi.
- Não é um documento que nos fará tomar uma atitude. É a vergonha que sentimos por esse erro no projeto - afirma o vice-presidente de Administração do Inter, José Amarante.
A um custo de R$ 70 mil, 45 novos lugares para pessoas com deficiência serão espalhados pelo anel superior do Beira-Rio. E todos os banheiros do pavimento terão um boxe adaptado - hoje, nenhum sanitário está aparelhado no andar de cima. As atuais 58 vagas para cadeirantes do primeiro nível, situadas em áreas separadas da torcida, devem permanecer como estão.
- Em determinado momento, pensamos em eliminar os espaços atuais justamente por serem um símbolo da concepção antiga de acessibilidade, em que as pessoas com deficiência ficavam segregadas - diz o diretor de Acessibilidade do Inter, Humberto Lippo, cadeirante convidado pelo clube para assumir o cargo.
Mas, conforme Lippo, cegos e pessoas sem força muscular ainda podem preferir acompanhar os jogos no primeiro nível. Isso porque a rampa de acesso ao anel superior é íngreme demais. A aposentada Zulma dos Santos - fotografada por Zero Hora no último dia 26, assistindo à partida entre Inter e Brasil-Pel exposta à chuva em sua cadeira de rodas - foi convidada pela reportagem para avaliar os novos lugares para cadeirantes do Beira-Rio.
- A rampa é horrível - disse a colorada de 80 anos, acompanhada pela filha Oliane, que sofria para empurrar a mãe na subida. - Eu jamais conseguiria subir ou descer sozinha.
Dona Zulma aprovou a localização das futuras áreas para cadeirantes: disse que a visibilidade do gramado e a proteção contra sol e chuva são bem melhores. O Inter promete deslocar funcionários para auxiliar as pessoas com deficiência no estádio _ inclusive para subir e descer as rampas.

Nenhum comentário: