quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Grêmio inicia trabalho de transferência de relíquias do Olímpico para a Arena

Executado por restauradores, esforço inclui a mudança da calçada da fama para o novo estádio


Grêmio inicia trabalho de transferência de relíquias do Olímpico para a Arena Lucas Uebel/Gremio.net
Empresa especializada em restauração prepara transferência de relíquias do Olímpico para a Arena 
A transição do Olímpico para a Arena já começou. Ao menos para as relíquias do Grêmio. Há dois anos, o clube contratou uma empresa especializada em restauração para recuperar o acervo do Memorial Hermínio Bittencourt. Agora, os mesmos profissionais tratam de preparar outros símbolos expostos no Olímpico para que também possam ser vistos na nova casa do clube.

É o caso do quadro em homenagem aos Jogos Mundiais Universitários (Universíades), que teve o Olímpico como sede em 1963. Exposta no portão 3 do estádio, a peça começou a ser desmontada na terça-feira. Todos os azulejos do painel serão restaurados antes da transferência para a Arena.

Na próxima semana, um processo ainda mais delicado começará: a transferência das 42 peças que atualmente formam a Calçada da Fama no Olímpico.

— É um grande desafio. Só sendo louco para aceitar — brinca a restauradora Alice Prati, uma das profissionais envolvidas no trabalho.

A transferência de cada uma das placas que carregam pegadas de atletas históricos do Grêmio será como a retirada de um gramado: o piso da calçada será cuidadosamente cortado em 42 leivas com 50 centímetros de espessura. Após, cada peça será emoldurada em granito e transferida para a calçada que será montada no novo estádio.

— Na Arena, a calçada da fama terá um projeto paisagístico especial, com iluminação própria, em formato de semicírculo. Será posicionada estrategicamente para que o público possa contemplar esse legado no novo estádio — conta Alice.

Acervo do Memorial Hermínio Bittencourt em restauração:- 3000 troféus
- 12 quadros
- Acervo de documentos históricos, como o primeiro livro de atas do clube

Nenhum comentário: