sábado, 17 de dezembro de 2011

Santos se prepara para a final do Mundial no estádio do 'Grêmio do Japão'

         Clube que usa o campo onde o time paulista treinará nesta sexta-feira foi fundado com parceria junto ao Tricolor gaúcho.
Santos se prepara para a final do Mundial no estádio do 'Grêmio do Japão'
Modelo antigo da camisa do Frontale, inspirado no Grêmio

O Santos fez o primeiro treino no gramado visando a final do Mundial de clubes depois de ter garantido vaga na decisão quarta-feira passada no estádio do Grêmio. Do Grêmio japonês. Nesta sexta-feira, a equipe de Muricy Ramalho realizou uma atividade no campo do Kawasaki Frontale, time que nasceu em 1997 com parceria junto ao time gaúcho.

O convênio entre japoneses e brasileiros consistia em um intercâmbio de jogadores entre os dois países. A influência sobre a equipe oriental fez com que as cores do time copiassem o azul, preto e branco gremistas, e o símbolo do Frontale chegou a ser idêntico ao do Tricolor do Olímpico. Hoje a parceria já não existe.

Ainda assim, o Kawasaki, que disputa a primeira divisão local, ainda tem como ídolo um brasileiro. Trata-se de Juninho, atacante conhecido pela torcida do Palmeiras, onde atuou entre 2002 e 2003. Além disso, já passaram pelo clube o volante Tinga e os atacantes Hulk e Emerson Sheik.

Funcionários do clube presentes no Estádio Todoroki não souberam explicar como nasceu a admiração dos dirigentes do Kawasaki Frontale pelo time brasileiro. Mas a explicação pode estar em 1983. Naquele ano, o Grêmio disputou a taça que o Santos perseguirá no próximo domingo, contra o Barcelona e saiu vencedor, conquistando o título mundial em cima do Hamburgo.

Depois de ter usado o campo do Frontale, neste sábado o Santos tem o primeiro contato com o Estádio Internacional de Yokohama, onde pegará o Barça. Esta será também o último treino antes da grande decisão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amaral,

tenho uma camiseta dessas do Frontale. Exatamente como essa da foto com o patrocínio da Fujitsu.
Ganhei do meu irmão que foi fazer curso no Japão na década de 90.
Vou a jogos do Grêmio com ela, sei lá se a turma "entende" rsrsrsrs

Dá-le, Grêmio!

Abr.,
Paulo