quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Beira-Rio, em painéis, se orgulha de uma Copa que pode não ser ali

Antes de complicações da Fifa, clube escancarou satisfação por sediar o Mundial. Dirigentes preferem perder Copa do que se endividar

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

Na entrada do Beira-Rio, um painel em vermelho afirma que o estádio está em obras. Afinal, ali é a sede porto-alegrense do Mundial de 2014, diz o Inter em uma mensagem, com exclamação e tudo: “A Copa do Mundo é nossa!”. O que o clube não imaginava, ao escancarar seu orgulho nos letreiros, era que complicações da Fifa colocariam em risco a presença do torneio na casa colorada. É improvável, mas pode acontecer de o Inter ter que se submeter a retirar os painéis, porque o Mundial corre o risco de não acontecer ali.
painel obras estádio beira rio internacional 
Painel na entrada do Beira-Rio pode perder sentido
(Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)
 
São dois problemas. Primeiro, a exigência da Fifa de que o clube apresente garantias financeiras mais sólidas. A entidade não aceitou a proposta do clube de fazer as reformas do Beira-Rio com recursos próprios. Será preciso recorrer a uma empresa parceira ou a financiamentos bancários. Segundo, o clube recebeu a determinação de que terá que rebaixar o gramado em 1,5 metro. O problema é que ali está um lençol freático. A obra, admite o clube, até é possível, mas representa um custo que a diretoria prefere nem imaginar. O Inter bate o pé e não aceita rebaixar o gramado.
Como consequência, corre o risco de ficar sem a Copa e ver todos aqueles painéis (assim como camisetas com a mesma mensagem) perderem o sentido.
- Claro que isso seria feio, mas ficaria mais feio ter que se endividar por causa disso – afirmou Emídio Ferreira, vice-presidente de Patrimônio do Inter.

painel obras estádio beira rio internacional 
Clube exclama que Copa será no estádio, mas
corre risco (Foto: Globoesporte.com)
 
Na semana que vem, o vice-presidente do Inter, Pedro Affatato, terá novo encontro com o Comitê Organizador Local da Fifa. O dirigente tentará abrandar as exigências da entidade. Sobre o gramado, o Inter sugere que os primeiros degraus das arquibancadas não sejam utilizados. O anel inferior, garante o clube, será elevado, o que melhorará a visibilidade do campo, que é justamente o motivo que levou a Fifa a pedir o rebaixamento do campo.
A diretoria do Inter está claramente irritada com as exigências. Emídio Ferreira argumenta que as conversas sobre as reformas se arrastam há dois anos e meio e lamenta que só agora a Fifa tenha reclamado do gramado. Boa parte da diretoria colorada já não fala com tanto entusiasmo sobre sediar o Mundial. Bateu uma resignação no clube, um sentimento de que é melhor ficar sem a Copa do que ver o clube se endividar por causa daquilo que um dirigente classificou como “frescura” da Fifa.
Mesmo assim, o clube segue confiante de que tudo será resolvido. Enquanto isso, como diz a placa na entrada do estádio, o Beira-Rio segue em obras – que, garante a diretoria, serão mantidas com ou sem Copa do Mundo no Beira-Rio.
(Fonte: Globoesporte.com)

5 comentários:

Diego disse...

Pois é, contrastes: enquanto o melhor estádio da América vai sendo construido com sucesso com prazo de término para antes da Copa das Confederações, o aterro continua... um aterro.

Anônimo disse...

e se repete a mesma história de sp

tenso

Anônimo disse...

é ...

se for para se fuder com a ISL, ops .. OAS por vinte anos ..

que o joguinho de Papua Nova Guiné x Coreia seja na arena OAS, bem ao lado do lixão da FreeWay.

Unknown disse...

Pelo menos teremos um estádio, e vocês?! terão o que?! uma barraca velha caindo aos pedaços que até a Fifa está falando isso, é melhor fazer acordos, pelo menos não vamos ficar devendo, time bom ganha um patrocínio ou um acordo e um time chamado Internacional? ninguém quis construir um estádio para vocês, e que jogue Papua Nova Guiné x Coréia, pelo menos é copa do mundo mas não vai ser na beira de um rio.

MetalRoute disse...

que piada esses gremistas, se achando por que finalmente vão ter um estádio de verdade, afinal passaram se gabando de imortalidade na azenha e aquele chiqueiro fedido.
Que se foda que o Beira Rio não vá sediar a fifa para um jogo farofão, sem falar no gasto exuberante que seria, afinal não queremos afundar em dividas que nem os nossos adversários já o fizeram, e ter que implorar dinehiro aos terceiros (risos).

Aliás, eles já o fizeram pela segunda vez, só que agora foi para construir um estádio que preste, com isso venderam metado do patrimônio gremista pra isso uahuehaue.