Dentro de campo, a equipe de Roger Machado faz da Arena sua fortaleza e é quase imbatível ao despachar os adversários - tem apenas uma derrota em 13 jogos em casa até aqui. Nas redes sociais, os gremistas tomam o desempenho do time como exemplo e fazem o clube ser o líder em 96,7% dos municípios do Rio Grande do Sul no Mapa das Curtidas dos Times do Brasil.
Número maciço, que torna o Grêmio o terceiro colocado no ranking geral. O mapa não é uma pesquisa de torcida - e sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social.
O Tricolor é a equipe mais curtida em 481 dos 497 municípios gaúchos. Também assume a ponta em outros 163 cidades de Santa Catarina e Paraná, para um total de 644 localidades em todo o Brasil. A diferença para o primeiro e o segundo colocados, porém, é grande. O líder, Flamengo, é o mais curtido em 2.639 municípios brasileiros, e o Corinthians, vice-líder, em 1.489.
O Grêmio apresenta curtidas em 5.554 dos 5.561 (99,8%) dos municípios brasileiros e é o líder no quesito em 544 deles (11,6%). Os gremistas ocupam a segunda colocação no número de "likes" em 55 municípios (1%), são terceiros em 44 (0,8%) e quartos em 39 (0,7%).
Apesar da vantagem maciça no Rio Grande do Sul, o Grêmio é derrotado pelo maior rival, Inter, na capital gaúcha. Em Porto Alegre, o Colorado apresenta 41,25 das curtidas, contra 38,8% do Tricolor. O terceiro colorado é o Corinthians, com 3,2%.
O município que angaria mais curtidas gremistas, em termos de porcentagem, é Quinze de Novembro. A cidade de 3.803 habitantes, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, apresenta 48% de preferência ao Grêmio na rede social. Todas as 50 cidades com mais curtidas dos gremistas estão situadas no RS.
Além de apresentar a maioria em seu estado, o Tricolor também tem bom desempenho em Santa Catarina e no Oeste do Paraná, regiões com grande concentração de gaúchos. O clube vai bem ainda em alguns pontos do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso, no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.
Para desenhar o mapa principal, foram consultados estatísticos, matemáticos e feita uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time - de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário